Adição com Ábaco Aberto
Essa
atividade foi realizada com crianças de oito e nove anos para ensiná-las o
conceito de dezena.
1º PASSO - ARMAR A CONTA
Primeiro
o professor deve colocar no quadro um exemplo e armar a conta colocando sobre
cada algarismo a letra que representa sua ordem: a) 12 + 9 =
(é
importante colocar o zero antes do 9 e explicar aos alunos que isso significa
que temos zero dezenas).
2º PASSO - REPRESENTAR A PRIMEIRA PARCELA NO ÁBACO
Em
seguida o professor deve pedir aos alunos que representem o primeiro número no
ábaco. Logo que os alunos tenham realizado esta tarefa o professor deve
representar em seu próprio ábaco para que os alunos confiram.
3º PASSO - ADICIONAR A SEGUNDA PARCELA NO ÁBACO
A seguir pede-se aos alunos que acrescentem 9 argolas às unidades para efetuar a soma
.
4º PASSO - RELACIONAR A TROCA DE ARGOLAS AO "VAI-UM"
Pergunta-se
quantas argolas ficaram no pino das unidades. Quando responderem 11,
perguntamos se podemos ficar com 11 argolas neste pino. Devemos esclarecer que
não, que só pode haver no máximo 9 argolas em cada pino, e, portanto, devemos
trocar dez argolas de unidades por uma no pino das dezenas.
Simultaneamente
explicamos no algoritmo: quando somamos duas unidades mais nove unidades temos
como resultado onze unidades, mas não podemos escrever 11 na casa reservada às
unidades, então, assim como substituímos 10 unidades por uma dezena no ábaco,
devemos “levar uma dezena” para a casa das dezenas (é o “vai um”) e ficamos com
uma unidade apenas na casa das unidades. Então temos:
5º PASSO - OBSERVAR E REGISTRAR O RESULTADO
Observamos
que o resultado no ábaco conta com duas argolas no pino das dezenas.
Voltamos
ao algoritmo para terminar a conta explicando que a dezena que levamos após a
substituição se somou no ábaco à dezena proveniente do 12:
6º PASSO - PRATICAR MAIS UM POUCO...
A seguir
apresentamos mais alguns exemplos de soma. É importante que o professor conduza
o trabalho sempre trabalhando simultaneamente no ábaco e no algoritmo, como
explicamos acima. Repita com os alunos estes procedimentos para que fiquem
claros.
341 + 19
=
629 +81 =
800 + 308
=
1000 +
350 =
Pergunta desafiadora
Ana e seu irmão Pedro irão ao parque passear
de bicicleta e fazer um piquenique com seus primos Mari e João.Porém os 4
esqueceram as sacolas de comida em casa. Então decidiram juntar todo o dinheiro
que tinham para comprar os lanches. Ana tinha 4 notas de 2 reais e 5 moedas de
10 centavos Pedro tinha 1 nota de 5 reais, uma de 2 reais e 2 moedas de 25 centavos Mari tinha 1 nota de 2 reais e 2 de 5 reais João tinha 3 notas de 2
reais e 2 moedas de 10 centavos e 5 moedas
de 5 centavos.Qual o valor total de dinheiro que eles tinham juntos para comprar o lanche?
R: 34,35
Conclusão
Além de
conhecer as etapas de pensamento pelas quais os alunos passam o professor tem que
saber agir. Agir no sentido de possibilitar os alunos a refletir sobre o
sistema de numeração decimal, elaborá-lo e compreendê-lo. Conhecendo a forma
como se dá a aprendizagem da criança será possível favorecer interações
múltiplas entre o ela e os conteúdos que ela deve aprender potencializando e
favorecendo as construções de estruturas intelectuais, provocando reflexão,
discussão. Segundo Piaget as crianças com esta faixa etária manifestam
preferência por trabalhos e tarefas mais complexas é curiosa e procura
memorizar fatos e emprega o raciocínio lógico e abstrato. Professores devem
estar atentos a isso e pensar nas interações e atividades que vão realizar
junto aos alunos.
Fonte da
Atividade