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domingo, 9 de novembro de 2014

Ábaco / Construção de números

Adição com Ábaco Aberto  

Essa atividade foi realizada com crianças de oito e nove anos para ensiná-las o conceito de dezena.







1º PASSO - ARMAR A CONTA
Primeiro o professor deve colocar no quadro um exemplo e armar a conta colocando sobre cada algarismo a letra que representa sua ordem:  a)   12 + 9 =




(é importante colocar o zero antes do 9 e explicar aos alunos que isso significa que temos zero dezenas).

2º PASSO - REPRESENTAR A PRIMEIRA PARCELA NO ÁBACO
Em seguida o professor deve pedir aos alunos que representem o primeiro número no ábaco. Logo que os alunos tenham realizado esta tarefa o professor deve representar em seu próprio ábaco para que os alunos confiram. 
  
3º PASSO - ADICIONAR A SEGUNDA PARCELA NO ÁBACO
A seguir pede-se aos alunos que acrescentem 9 argolas às unidades para efetuar a soma

. 
4º PASSO - RELACIONAR A TROCA DE ARGOLAS AO "VAI-UM"
Pergunta-se quantas argolas ficaram no pino das unidades. Quando responderem 11, perguntamos se podemos ficar com 11 argolas neste pino. Devemos esclarecer que não, que só pode haver no máximo 9 argolas em cada pino, e, portanto, devemos trocar dez argolas de unidades por uma no pino das dezenas.


Simultaneamente explicamos no algoritmo: quando somamos duas unidades mais nove unidades temos como resultado onze unidades, mas não podemos escrever 11 na casa reservada às unidades, então, assim como substituímos 10 unidades por uma dezena no ábaco, devemos “levar uma dezena” para a casa das dezenas (é o “vai um”) e ficamos com uma unidade apenas na casa das unidades. Então temos:



5º PASSO - OBSERVAR E REGISTRAR O RESULTADO
Observamos que o resultado no ábaco conta com duas argolas no pino das dezenas.
Voltamos ao algoritmo para terminar a conta explicando que a dezena que levamos após a substituição se somou no ábaco à dezena proveniente do 12:

6º PASSO - PRATICAR MAIS UM POUCO...
A seguir apresentamos mais alguns exemplos de soma. É importante que o professor conduza o trabalho sempre trabalhando simultaneamente no ábaco e no algoritmo, como explicamos acima. Repita com os alunos estes procedimentos para que fiquem claros.
341 + 19 =
629 +81 =
800 + 308 =
1000 + 350 =

Pergunta desafiadora
Ana e seu irmão Pedro irão ao parque passear de bicicleta e fazer um piquenique com seus primos Mari e João.Porém os 4 esqueceram as sacolas de comida em casa. Então decidiram juntar todo o dinheiro que tinham para comprar os lanches. Ana tinha 4 notas de 2 reais e 5 moedas de 10 centavos Pedro tinha 1 nota de 5 reais, uma de 2 reais e 2 moedas de 25 centavos Mari tinha 1 nota de 2 reais e 2 de 5 reais João tinha 3 notas de 2 reais e 2 moedas de 10 centavos e  5 moedas de 5 centavos.Qual o valor total de dinheiro que eles tinham juntos  para comprar o lanche?
R: 34,35


Conclusão

Além de conhecer as etapas de pensamento pelas quais os alunos passam o professor tem que saber agir. Agir no sentido de possibilitar os alunos a refletir sobre o sistema de numeração decimal, elaborá-lo e compreendê-lo. Conhecendo a forma como se dá a aprendizagem da criança será possível favorecer interações múltiplas entre o ela e os conteúdos que ela deve aprender potencializando e favorecendo as construções de estruturas intelectuais, provocando reflexão, discussão. Segundo Piaget as crianças com esta faixa etária manifestam preferência por trabalhos e tarefas mais complexas é curiosa e procura memorizar fatos e emprega o raciocínio lógico e abstrato. Professores devem estar atentos a isso e pensar nas interações e atividades que vão realizar junto aos alunos.


Fonte da Atividade



Blocos Lógicos

Blocos lógicos são conjuntos de pequenas peças geométricas e tem por finalidade auxiliar na aprendizagem de crianças na educação infantil e educação básica.
Os blocos lógicos foram criados na década de 50 pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes e são eficientes para que os alunos exercitem a lógica e evoluam no raciocínio abstrato.Constituem um material extraordinário para estimular na criança, a analise, o raciocínio e o julgamento, partindo da ação, pra então desenvolver a linguagem.