Objetivo: Possibilitar a percepção e interpretação por meio da exploração sensorial e visual, trabalhar a coordenação motora fina e as cores. Este material foi elaborado para ser trabalhado com crianças com necessidades educacionais especiais. Possui o mesmo objetivo de um dominó comum, este jogo possui 4 texturas diferentes no lugar dos números, as quais devem ser identificadas pelos jogadores através do tato. O aluno deverá pegar uma peça e colocá-la na mesa. Terá que escolher a próxima peça que tenha a textura com a cor correspondente a um dos lados da peça. Coloca-se uma peça de cada vez. Prossegue-se até que todas as peças tenham sido colocadas. Composto por 7 peças de Isopor, medindo 15cm x 8cmcada, divididas ao meio com diferentes texturas (lã, rede de plástico, lisa, plástico,. Cada qual com as seguintes cores: vermelho, azul, amarelo e verde)
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Matemática + Culinária
Nome da atividade: Receita
Ano : 4ª série
Objetivos: Levar o aluno a explorar os produtos utilizados
na receita, como os rótulos, a data de validade, a importância do código de
barras, o nome do produto a quantidade.
Desenvolvimento: Mostrar que uma receita, tem uma forma de
escrita para uma melhor visualização, assim como uma história, um texto
poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na
vertical ou em legendas e o modo de preparo pode ser como um texto narrativo
mesmo.
1° PASSO
Procedimentos:
Quais os ingredientes necessários? A quantidade de cada um?
Vamos separar tudo o que usaremos?
- O que será que acontecerá se colocarmos uma quantidade
maior de um determinado ingrediente? 500kg é a mesma coisa que meio quilo?
- Será que podemos substituir os alimentos de uma receita?
Ao invés de colocar 1kg de açúcar, colocar 1kg de feijão...será que dará certo?
- O tempo de preparo é importante? No nosso caso é ou não é
importante?
2° PASSO
BRIGADEIRO
INGREDIENTES
1 lata de Leite condensado
3 colheres (sopa) de Chocolate
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado
Modo de Preparo:
Em uma panela,
coloque o Leite condensado com o
Chocolate em e a manteiga. Misture bem e
leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que
corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado
com manteiga.
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/receita-bem-calculada-428125.shtml
Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/receita-bem-calculada-428125.shtml
Onde estão as operações matemáticas?
No nosso dia a dia, utilizamos a Matemática varias vezes.
No comercio, ele e sempre utilizada através de operações da adição, subtração,
multiplicação e divisão. Por isso, é muito importante sabermos realizar todos
esses cálculos. Vamos apresentar algumas situações cotidianas em que você precisa
utilizar a Matemática.
1) Quando
vamos a uma loja e temos que calcular o valor das prestações de algo que não
temos o dinheiro para pagar a vista;
2) No açougue
quando queremos saber o preço, por exemplo, de apenas meio quilo de carne;
3) Ao
pagamos algo com uma nota maior do que o preço estabelecido e precisamos
calcular o toco;
4) Se
tivermos que dividir algo com nossos irmãos ou amigos em partes iguais;
5) Para
auxiliar na dieta, ao calcular as calorias diárias que ingerimos;
6) Quando
temos que fazer uma receita;
7) Ao
dividir um doce com alguém;
8) Para
calcular a distância de casa ate a escola;
9) Para
medir uma parece ou um móvel;
10) Ao
calcular nossa nota final na escola;
11) Para
saber o quanto já percorreu de um determinado caminho;
12) Quando
vamos à feira ou ao mercado e temos uma quantidade certa para gastar;
13) Para
saber a quer altura conseguimos pular;
14) Ao
pedir um desconto em uma loja;
15) Para
calcular os gastos mensais com água, luz, telefone, aluguel, gás;
16) Para
saber em que lugar o seu time se encontra no campeonato;
17) Para
saber os juros e saber a diferença e onde é mais vantajoso realizar a compra;
18) Ao
vender algo;
19) Ao
calcular quantos litros de gasolina o carro necessita para percorrer determinada
distancia;
20) Quando vamos comer, saber a quantidade certa
para sua alimentação.
Assinar:
Postagens (Atom)