HOME

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Material Pedagógico adaptado para necessidades Educacionais Especiais, para o ensino da Matemática.


Objetivo: Possibilitar  a percepção e interpretação por meio da exploração sensorial e visual,  trabalhar a coordenação motora fina e as cores. Este material foi elaborado para ser trabalhado com crianças com necessidades educacionais especiais. Possui  o mesmo objetivo de um dominó comum, este jogo possui 4 texturas diferentes no lugar dos números, as quais devem ser identificadas pelos jogadores através do tato. O aluno deverá pegar uma peça e colocá-la na mesa. Terá que escolher a próxima peça  que tenha a textura com a cor correspondente a um dos lados da peça. Coloca-se uma peça de cada vez. Prossegue-se até que todas as peças tenham sido colocadas. Composto por 7 peças de Isopor, medindo 15cm x 8cmcada, divididas ao meio com diferentes texturas (lã, rede de plástico, lisa, plástico,. Cada qual com as seguintes cores: vermelho, azul, amarelo e verde)





 

Matemática + Culinária

Nome da atividade: Receita

Ano : 4ª série
Objetivos: Levar o aluno a explorar os produtos utilizados na receita, como os rótulos, a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto a quantidade.
Desenvolvimento: Mostrar que uma receita, tem uma forma de escrita para uma melhor visualização, assim como uma história, um texto poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas e o modo de preparo pode ser como um texto narrativo mesmo.

1° PASSO
Procedimentos:
Quais os ingredientes necessários? A quantidade de cada um? Vamos separar tudo o que usaremos?
- O que será que acontecerá se colocarmos uma quantidade maior de um determinado ingrediente? 500kg é a mesma coisa que meio quilo?
- Será que podemos substituir os alimentos de uma receita? Ao invés de colocar 1kg de açúcar, colocar 1kg de feijão...será que dará certo?
- O tempo de preparo é importante? No nosso caso é ou não é importante?

2° PASSO
BRIGADEIRO
INGREDIENTES
1 lata de Leite condensado
3 colheres (sopa) de Chocolate  
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o Leite condensado  com o Chocolate em e a manteiga.  Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga.


Fonte:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/receita-bem-calculada-428125.shtml

Onde estão as operações matemáticas?

No nosso dia a dia, utilizamos a Matemática varias vezes. No comercio, ele e sempre utilizada através de operações da adição, subtração, multiplicação e divisão. Por isso, é muito importante sabermos realizar todos esses cálculos. Vamos apresentar algumas situações cotidianas em que você precisa utilizar a Matemática.

 1)    Quando vamos a uma loja e temos que calcular o valor das prestações de algo que não temos o dinheiro para pagar a vista;
      2)    No açougue quando queremos saber o preço, por exemplo, de apenas meio quilo de carne;
      3)  Ao pagamos algo com uma nota maior do que o preço estabelecido e precisamos calcular o toco;
      4)    Se tivermos que dividir algo com nossos irmãos ou amigos em partes iguais;
      5)    Para auxiliar na dieta, ao calcular as calorias diárias que ingerimos;
      6)    Quando temos que fazer uma receita;
      7)    Ao dividir um doce com alguém;
      8)    Para calcular a distância de casa ate a escola;
      9)    Para medir uma parece ou um móvel;
     10) Ao calcular nossa nota final na escola;
     11) Para saber o quanto já percorreu de um determinado caminho;
     12) Quando vamos à feira ou ao mercado e temos uma quantidade certa para gastar;
     13) Para saber a quer altura conseguimos pular;
     14) Ao pedir um desconto em uma loja;
     15) Para calcular os gastos mensais com água, luz, telefone, aluguel, gás;
     16) Para saber em que lugar o seu time se encontra no campeonato;
     17) Para saber os juros e saber a diferença e onde é mais vantajoso realizar a compra;
     18) Ao vender algo;
     19) Ao calcular quantos litros de gasolina o carro necessita para percorrer determinada distancia;
     20)  Quando vamos comer, saber a quantidade certa para sua alimentação.