Na
aprendizagem da matemática e na construção do número é fundamental que a
criança se aproprie dos conceitos que antecedam à escrita do número
propriamente dita. A ação do professor é extremamente necessária durante o processo,
pois é ele que vai efetuar a seleção do material mais apropriado às questões
mais significativas, bem como apresentar as atividades de forma sequenciada que
leve um ensino facilitador, o professor deve propor situações-problemas que a
criança compreenda e com ajuda do educador, atinja níveis mais elevados de
desenvolvimento. As diversidades nos ambientes de aprendizagem, através da
manipulação de objetos concretos, através de jogos, através de softwares
educativos, os múltiplos caminhos que estimulem o despertar e a ampliação do
conhecimento. É preciso criar situações para que o aluno estabeleça relações.
Para que faça relações entre relações, de modo que efetue construções renovadas
e assim se aproprie da compreensão de um conhecimento. É por meio da discussão
de ideias e testando hipóteses que a criança vai desenvolvendo seu raciocínio,
memória, concentração e autonomia, ao manipular objetos, contar e comparar
quantidades, a criança vai compreendendo os conceitos matemáticos.
A
escola não pode deixar de incorporar as novas transformações, esta deve
investir na interação com as novas tecnologias de informação e comunicação a
fim de criar condições de aprendizagem e favorecer o surgimento dos potenciais
dos alunos. O educador deve ser o mediador na formação de conceitos e na expressão
oral da criança, estimulando-a para que expresse verbalmente seu raciocínio, procurando
compreender o caminho percorrido no processo mental, a
aprendizagem da matemática desenvolve-se melhor num contexto de interações e
saberes, numa construção coletiva de novos conhecimentos.
Fonte imagem
http://jorge-menteaberta.blogspot.com.br/2012/09/professores.html#.VDAE3_ldUjU
http://jorge-menteaberta.blogspot.com.br/2012/09/professores.html#.VDAE3_ldUjU
REFERÊNCIAS
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais ; vol: 3 Matemática., 1998.
PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais ; vol: 3 Matemática., 1998.
POLYA, J. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciências, 1977.
REIS, Silvia Marina Guedes dos. A matemática no cotidiano infantil: Jogos e
Atividades. Campinas, São Paulo: Papirus, 2006.
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